sexta-feira, 13 de junho de 2014

Você usa sabonetes impregnados com produtos químicos?

Em minhas pesquisas fiquei sabendo que o triclosan é uma substância química em vários sabonetes antibacterianos.  Na ânsia de eliminar as bactérias muitas vezes usamos os sabonetes antibacterianos. Parece fácil, mas e os danos à saúde e ao meio ambiente? E, afinal, eles são realmente necessários e previnem doenças ? São tantas dúvidas...mas, enfim, uma coisa é certa, o hábito de lavar as mãos é essencial. Acho melhor usar sabonetes neutros, géis antissépticos à base de álcool e secar com com toalhas de papel, já que as bactérias podem sobreviver em toalhas úmidas. Eis a dica pra hoje.

E já que o assunto é sabonete...Mais informações interessantes.
1_O melhor sabonete para sua pele
2_ Troque o sabonete em barra pelo líquido e ganhe sete vantagens
3_Dicas de sabonetes para o rosto
4_ Usar sabonete neutro ou hidratante?

Destaque:
Os sabonetes em barra são compostos de ácidos graxos de origem animal ou vegetal e possuem um pH na faixa de 8 a 9,5 (pH alcalino). Já os líquidos contêm detergentes e, geralmente, têm a vantagem de ficar com o pH mais próximo da neutralidade, podendo variar do mais ácido até o alcalino. Durante os banhos, os especialistas recomendam optar pelas versões líquidas, por serem mais hidratantes. - Carolina Marçon
Diferentemente das outras partes do corpo, os órgãos genitais podem ser higienizados mais de uma vez ao dia. O ideal é que os sabonetes íntimos sejam usados a partir da adolescência por homens e mulheres. Existem diversos componentes nos sabonetes íntimos (como glicerina e ácido lático, por exemplo) que tentam manter o pH mais próximo do desejado na área genital. Nas mulheres, o produto deve ser usado apenas externamente, pois as duchas vaginais podem causar infecções, alergias e corrimentos. "O sabonete íntimo é indicado porque seu pH, que é ácido, mantém o pH vaginal também ácido. Dessa forma, os micro-organismos e lactobacilos presentes ali para proteger a mulher se mantêm vivos diz Carolina.Os especialistas não aconselham o uso de sabonetes em barra para a limpeza dos órgãos genitais, pois além de aumentarem o risco de contaminação, por serem compartilhados por outras pessoas, ressecam ainda mais a pele.

Um comentário: