quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Testes em animais: um tema que divide opiniões


É, como este blog não é "de falar" só de coisas legais, super legais, bonitinhas, alegres e fofas, eu vou entrar neste assunto que gera desconforto, críticas e discussões muitas vezes acaloradas. Os dois lados vivem se esbarrando. Há quem defenda, há quem seja contra. E você, consumidor, o que pensa sobre o assunto delicado? Alguma vez já parou para pensar nisso? Você é contra ou a favor do uso de cobaias animais em experimentos científicos? O Pedro abordou o tema aqui. O post é longo, mas os posts dele costumavam ser detalhados, o que é ótimo. Mais uma contribuição para se refletir e chegar a uma conclusão. Confesso que ainda estou "engatinhando" neste assunto. Preciso ler mais, saber mais. E, sim, me incomodou ver a artista Jacqueline Traide, 24 anos, ser submetida aos testes de cosméticos em animais nas grandes indústrias. Mexeu com a minha sensibilidade. Será que o Brasil vai proibir os testes em animais para cosméticos? Será que os testes em animais são o único meio de garantir que um cosmético é seguro? Será que nós conseguimos ficar sem usar produtos de marcas/empresas que fizeram testes em animais? Exitem as chamadas "Empresas Cruelty Free" - Marcas de Cosméticos e Maquiagens que não testam em animais. Eu sei que hoje em dia não há desculpa para continuar a usar cosméticos que são testados em animais por falta de opção ou por falta da informação, mas devo lembrar que há empresas/marcas que são queridas entre os consumidores e seus produtos bastante procurados. O que fazer? Se não pode ficar sem, reduza.

Se você é contra os testes, então terá que pesquisar empresas e ingredientes, deve fazer perguntas, antes de comprar qualquer produto, e ter todas as suas perguntas respondidas e dúvidas esclarecidas. O logo “Leaping Bunny” caracteriza empresas que são comprovadamente cruelty-free, portanto não testam seus produtos finais em animais, não testam ingredientes e muito menos pagam empresas terceirizadas para realizá-los. O logo Crulety-free da PETA também! Você também pode boicotar as marcas que testam em animais com uma atitude simples: não comprando mais. As organizações que lutam pelos direitos dos animais divulgam listas de empresas que realizavam testes em animais. Se quiser conferir se uma empresa testa ou não seus produtos em animais basta ir nos sites da PETA, da BUAV ou Leaping Bunny. Espero que este post ajude. Acredito que as pessoas devem ser informadas sobre tudo. Depois, cientes dos prós e contras, elas podem optar. Não deve ser algo forçado. Eu tenho uma esperança que no futuro não se fará mais testes com animais. 

4 comentários:

  1. Esse negócio de testes em animais é complicado, amor. Eu acho que realmente a industria dos cosméticos não precisa disso, mas esses grupos de defesa dos animais querem acabar com todos os tipos de testes em animais. Mas, sem os testes em animais, como ficaria a indústria farmacêutica? É complicado demais isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso eu expus os prós e contras para que se faça uma reflexão e se chegue a alguma conclusão sobre o assunto tão polêmico.

      Excluir
  2. Células tronco embrionárias e soluções criadas em laboratório são realidades que garantem resultados próximos dos esperados em pessoas, já que o tecido é humano e não animal. Existem também modelos de tecido humano criado por empresas. Esses materiais são tão parecidos com a pele humana que o próprio governo norte-americano o utiliza em testes. Além, claro, da possibilidade de usar cadáveres doados ou restos de tecido humano, que podem vir de cirurgias. E, mais simples ainda, o microdosing é um teste direto em voluntários, mas com baixíssima dosagem. Dessa forma, as pesquisas podem ser avaliadas diretamente no corpo humano e sem maiores consequências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então eu realmente não compreendo por que ainda se faz testes com animais. As empresas são pirralhentas e malvadas? Qual o problema? Por que não mudam? Tem que ter uma explicação racional para isso tudo.

      Excluir