quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Amor que não se mede

Vou postar sobre um assunto bastante sério. Mais um. Eu tive muito mais contato com gatos do que com cães. Os gatos faziam e fazem parte da minha vida. Eu lembro dos gatos que minha avó materna tinha, dos gatos que apareciam em minha casa, na rua e principalmente dos gatos que eu adotei. Todos os felinos me encantam.  Eu amo gatos. A personalidade dos gatos combina com a minha. A gente se entende. Mas teve uma época que dois cães fizeram parte da minha vida. Um deles era o Toby, o cachorro que meu irmão e eu escolhemos para ser nosso e escondemos da nossa mãe porque ela odiaria vê-lo e nos obrigaria a abandoná-lo. Por alguns dias nós tivemos o Toby, mas ela finalmente descobriu e tivemos que dá-lo para alguém que cuidaria bem dele e lembro que fiquei triste por não poder ficar com ele. O outro cachorro era escuro, bastante escuro, e não era meu, mas sim do meu padrasto. Chamava de Pretinho. Muito danado. Acabou morrendo tragicamente por causa de uma certa "bruxa malvada". Então tempos depois eu estava na orla com uma amiga gestante quando me deparei com um filhote fofo e engraçadinho. Foi amor à primeira vista. Não consegui continuar a caminhar e deixá-lo para trás. Descobri depois que ele era ela. Uma gatinha raivosa e valente que lutou e "resmungou" durante todo o trajeto, hehe. Provavelmente preferia ficar na orla, solta e livre, do que no apartamento de estranhos humanos, porém na orla seria perigoso demais. Eu lhe dei um nome, uma casa, meu amor incondicional e ela cresceu com toda sua incrível personalidade que eu admirava. Ela me mordia, me arranhava e "armava o bote" para me pegar. Não importava se ela era uma gata brava que mais parecia uma onça. Não importava se ela deixava marcas no meu corpo. Não importava se ela achava que era a dona do sofá e espantava as visitas. Sei que ela me amava do jeito dela. Ela tinha seus momentos de ternura. Foi a gata de três cores mais maravilhosa de todas. As pessoas achavam, até, que ela era uma gata "de raça" por ser tão bem cuidada. Só comia do bom e do melhor. A minha mãe mimava além da conta. Ela viveu por 11 anos e teve uma morte trágica. Ficamos todos, uns mais que outros, arrasados com o que aconteceu com ela e não vou comentar o que houve porque não quero reviver o sofrimento. Então após o luto eu não quis mais adotar animal. Mas eis que a minha mãe resolve adotar uma gata adoentada, porém fofa e amável, que acabou conquistando a todos. Meu irmão lhe deu um nome: Mel. E mais uma vez passei por outro sofrimento porque Mel também morreu. Definitivamente eu não queria ter mais gatos ou cachorro. Não queria passar por aquilo. E aí minha mãe começou a me tentar e falar constantemente em adotar ou comprar um gato. Comentei sobre isso em outro post. Acabei cedendo após tanta insistência e como meu sonho era ter um persa...Ela comprou um num ato de entusiasmo.Chamamos de Lino. Ele também tem três cores. Minha mãe, não satisfeita, comprou mais um persa. Chamamos de Tico. Este é o amarelado ou galego ou endiabrado ou ruivo ou Garfield! Eles ainda são filhotes, nem tem um ano. E agora chega o ponto que eu queria. Já estava, antes do assunto surgir por intermédio de uma empresa, pronta para trazer à baila, pois é algo que precisa ser dito e/ou postado. Animais de estimação não são objetos que você compra, ganha ou pega e depois joga fora ou coloca na estante. Eles precisam de cuidados, de carinho e de atenção. É importante ter paciência, compreensão e amor com eles. Não merecem ser alvo de maus tratos. Antes de comprar ou adotar pare e reflita. Será que você tem condições de ter um animal de estimação? Ele pode adoecer, sabe? E vai precisar ainda mais de você. Além do seu amor ele vai precisar de parte do seu tempo. Você tem tempo para seu animal de estimação? Com quem ele ficará quando sair de férias ou viajar? É como um filho, gente. Você não larga seus filhos por aí, você não abandona seus filhos. Eu estou nesta corrente. Eu estou me unindo a outras blogueiras para conscientizar sobre a guarda responsável de animais. Se você puder adotar um ou mais de um, maravilha! Mas se não tem condições no momento, gosta de animais e se sensibiliza com a situação que vários deles passam ao serem abandonados e maltratados, ajude! Isso mesmo. Procure ONGs e Protetores independentes! Doe o que você puder. Toda ajuda é bem-vinda. Faça visitas. Conheça de perto o trabalho destas pessoas. E, por favor, denuncie sempre abandono e maus tratos. Obrigada.

Os persas danados, Lino e Tico. Mais embaixo há foto de Mia,
a gatinha de rua adotada por uma vizinha e por nós, e o outro gato da vizinha, Kiko.

Você conhece a Max Alimentos? Ela tem um programa chamado "Programa Max em Ação". Se você compra pacotes de ração da marca, ganha um vale-ração, que transforma-se em doação para qualquer ONG que quiser ajudar! Não é legal? E o programa é válido para todo o Brasil. Eles tiveram a iniciativa de convocar blogueiras para apoiar a causa, mas como apontei, eu já tinha em mente. A Lei da Atração atuou para que algo positivo surgisse.

Depoimento de Fernanda Franco, minha amiga, que protege e cuida de animais domésticos:

Para adotar ou comprar um animal é necessário ter consciência que se tem em mãos um ser senciente (capaz de sentir dor psíquica e física). É necessário ter empatia com o animal e responsabilidade. Um cão ou gato pode viver em média 15 anos ou mais. É preciso estar preparado para isso. Quem pratica abandono e até abusos com animais está cometendo um crime previsto no artigo 32 da Lei de Crimes ambientais. Além disso acredito que quem comete maus tratos também é capaz de fazer o mesmo a um ser humano. Pois quem não é capaz de sentir empatia com um animal, não sentirá por semelhante também. Existem estudos que apontam que criminosos que cometeram crimes bárbaros com seres humanos começaram quando crianças cometendo maus tratos a animais. Todo cidadão além da responsabilidade com os próprios animais tem responsabilidade com o controle populacional. Castrar o animais para evitar a superpopulação de animais é fundamental. Se seu cão ou gato escapar e não for castrado ele irá procriar, deixando ainda mais animais abandonados. A responsabilidade é de cada um. Muito obrigada, Fernanda ♥, por seu depoimento em meu blog.

Fernanda fez um texto sobre guarda responsável. Texto aqui

4 comentários:

  1. Que texto ótimo e esclarecedor, amor. Achei muito bacana mesmo. Você sabe o quanto amo animais de estimação e sabe também que não tenho um hoje, porque não teria condições de cuidar bem e como se deve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quis muito abordar o assunto da a guarda responsável de animais no meu blog. Além de eu amar os animais eu sempre tive algum e cuidei deles até a morte. E é assim que tem que ser. A pessoa precisa pensar antes de comprar ou adotar um animal. Obrigada pelo comentário.

      Excluir