segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Mais velho não quer dizer mais sábio

Eu era dessas, sabe, de acreditar (mesmo sendo testemunha do contrário) que velhice vem acompanhada de sabedoria. As pessoas, geralmente as mais velhas, diziam sempre para mim (como se fosse uma das verdades absolutas que não se deve questionar), então passei a crer, mas, ao longo dos anos, percebi que nem todas as pessoas conseguem envelhecer com dignidade e sabedoria. Nem todas são "escoladas" e possuem discernimento. Mais velho não quer dizer mais sábio. Fiquei chocada quando "a ficha finalmente caiu". Quer dizer, eu esperava (falha minha?) que as pessoas tivessem mais sabedoria quando estivessem mais velhas e pudessem aconselhar e ajudar os outros. Mas, ah, sou eu que sou procurada para dar conselhos, para amenizar conflitos e para colocar algum "juízo" na mentalidade de gente que parece que perdeu e não sabe como encontrar. Por outro lado o nível do ridículo e do absurdo dessa gente sempre está em alta. É deprimente, eu imagino, que uma criatura da espécie humana não consiga, depois de anos, atingir um nível de sabedoria que seja um orgulho para ela mesma, que seja um sinal que, sim, ela conseguiu evoluir e subir mais um degrau. Mas, para que serviu todos os anos de vida e de experiências? Não aprendeu na-da com os erros?! Comemorar o que, né? Que desperdício! Que inutilidade! Assim como eles perdem a noção, eu perco o respeito por eles. Você consegue admirar alguém assim? Porque eu não consigo e nem quero. Ao invés de viver, de forma plena e satisfatória, os anos outonais e invernais, com sabedoria,  fazem de tudo para piorar a situação. E não apenas colocam em perigo a própria vida. Não, eles precisam colocar em perigo a vida dos demais, principalmente se forem parentes. A vida deles é cheia de irresponsabilidades, sem se importar com a vida alheia e sem pensar nas consequências de seus atos. Eu gostaria de não ter que aturar isso. Cansei.

Um comentário: