segunda-feira, 29 de abril de 2013

Saber lidar com o público

Você lembra da bolsas da Le Postiche? Postei que iria ver de perto as bolsas e fui. Lindas bolsas, gostei de várias, mas o atendimento foi bem meia boca. A vendedora demorou para aparecer (primeiro erro, e a loja não estava cheia, pelo contrário), depois disse que não tinha bolsa da coleção outono/inverno, mas aí eu logo vi a vermelha (pra mim a cor é vermelha e não vinho) e disse "Ué, mas como não? Olha uma das bolsas da coleção bem aqui!" e então ela corou e ficou dando desculpas esfarrapadas. Tisc. Quando pensei que iria ficar só nestes erros, ela comete mais. A vendedora (?) me deixou com a bolsa e se mandou (sei lá pra onde) sem nenhuma explicação. Simplesmente saiu. Se eu fosse uma espiã para avaliar o trabalho dela, ah coitada, estava lascada. Tem muita gente que precisa de um cursinho intensivo de como tratar as pessoas, clientes ou não, que entram na loja. E eu fiquei lá esperando de propósito. Depois apareceu uma outra vendedora (acho que notou que a doida tinha me deixado na mão) e eu fui examinar a bolsa. E não é que colocaram uma bolsa com defeito para venda? Estava riscada. Como se coloca um produto com defeito para ser exposto? E lá foi ela falar com a doida e as duas ficaram com cara de tacho sem saber o que responder. Close no meu sorriso pouco condescendente. E aí, com a cereja no bolo, me retirei. A pessoa que trabalha numa loja PRECISA gostar de lidar com o público em geral e estar antenada.  PRECISA ser atenciosa, paciente e amável com TODOS. PRECISA saber distribuir atenção, amabilidades e sorrisos. Não importa se quem entrou é humano ou ET, rico ou pobre, se tem "cara de favelado" ou não. Não interessa como chegou. O importante é que chegou e se entrou na loja é porque algo o atraiu para lá. Foi atraído e o vendedor incompetente estraga tudo com sua falta de jeito, de educação e de "visão"! Um vendedor assim queima o filme de uma marca e de uma loja. Um vendedor despreparado ou antipático é capaz de espantar clientes. E tem cliente que não volta mais e sai espalhando o que vivenciou. A pessoa perde a chance de fazer bons negócios por causa de falta de educação e preconceitos. Acho que todo mundo possui sua cota de problemas na vida, mas a partir do momento que um vendedor pisa na loja, ele deve assumir o papel de "estou disposto e feliz" e enfiar um sorriso na cara. Caso contrário procure outro emprego. Alguém melhor irá prontamente te substituir. 

2 comentários:

  1. Já trabalhei atendendo pessoas, duas vezes e fica uma dica: SE VOCÊ NÃO SABE LIDAR COM PESSOAS, MUDE DE EMPREGO! O foda é que ta cheio de "atendente" que acha que está fazendo um favor para os clientes.

    ResponderExcluir
  2. Pior que é. Não sei como contratam gente assim!

    ResponderExcluir